OBTER APOIOS NO ÂMBITO DO PORTUGAL 2020

O Portugal 2020 tem como objectivo orientar a aplicação dos 25 mil milhões de euros de fundos estruturais até 2020, assumindo como suas missões promover o crescimento baseado no conhecimento e na Inovação, uma sociedade inclusiva com alta empregabilidade  e uma economia competitiva e sustentável.

Para a concretização destas missões foram definidos quatro Programas Operacionais Temáticos:

  • Competitividade e Internacionalização (COMPETE)
  • Capital Humano (POCH)
  • Inclusão Social e Emprego (POISE)
  • Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR)

Para além destes Programas, o Portugal 2020 contempla também, em termos geográficos,  Programas Operacionais Regionais no Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve) e nas Regiões Autónomas (Madeira e Açores) e Programas Operacionais de Cooperação Territorial Europeia.

Uma novidade face ao QREN é a adopção de uma estratégia de Especialização Inteligente, ou seja, definindo prioridades estratégicas para cada região em função das suas características distintivas. Este factor será tido em conta na abertura de calls e na dotação orçamental associada, sendo fundamental que os projectos das empresas estejam articulados com as prioridades da respectiva região.

COMPETE 

Focado na competitividade e internacionalização da economia portuguesa, o COMPETE propõe-se responder ao desafio de “aumentar significativamente a competitividade nacional, mobilizando e potenciando recursos e competências, visando a criação de emprego e o retorno da dinâmica de convergência com as economias mais desenvolvidas da União Europeia”.

Entre os objectivos temáticos integrados no COMPETE encontram-se o reforço da investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação, o reforço da competitividade das PME e a melhoria do acesso das TIC. 

A importância deste programa fica patente no facto de representar 41% do orçamento global do Portugal 2020.