Corporate 19 Janeiro 2018

infoRH: Managers portugueses são os mais mobilizados em situação de crise

O Barómetro do Absentismo e do Compromisso da Ayming traduz-se no primeiro estudo qualitativo europeu com managers do sector privado, sobre o seu compromisso com as empresas e o seu papel no compromisso de funcionários.

O grau de compromisso dos managers portugueses é maior quando as suas empresas enfrentam situações de crise conclui a versão de 2017 do Barómetro de Absentismo e Compromisso, levado a cabo pela Ayming, junto de 2.843 managers de 8 países europeus (Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Holanda, Portugal e Reino Unido). Dos 305 participantes portugueses, 85% afirma sentir-se mobilizado em momentos mais difíceis para a empresa, percentagem que desce para os 82% quando a empresa se encontra num período de crescimento. Portugal é o único país estudado em que se regista este fenómeno, contrastando com os apenas 64% de managers europeus que afirmam estar motivados quando as empresas enfrentam maiores dificuldades.

Segundo Nuno Tomás, Managing Director da Ayming, “contribui também para a imagem de resiliência do manager português o facto de ter agilidade e capacidade de mobilização, ainda que por vezes  em situações em que sente lacunas nas ferramentas e formação disponibilizadas pelas empresas. Havendo um handicap a priori, é por iniciativa dos próprios managers que essa limitação é ultrapassada, o que é revelador da sua proactividade neste âmbito.”

 

 

 Consultar o artigo completo, publicado pelo infoRH.