Innovation performance 14 Dezembro 2016

Vida Económica: A aposta na modernização administrativa

Artigo de opinião da Ayming sobre o SAMA, um sistema dirigido às entidades da administração pública que visa criar, com o apoio de fundos estruturais, condições para uma Administração Pública menos pesada, mais eficiente e eficaz, com vantagens para os cidadãos e para as empresas.

Dirigido às entidades da administração pública, o Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) visa criar, com o apoio de fundos estruturais, condições para uma Administração Pública menos pesada, mais eficiente e eficaz, com vantagens para os cidadãos e para as empresas. Fazem por isso parte dos grandes objetivos dos fundos a redução dos custos de contexto, a reengenharia e desmaterialização de processos, a melhoria na relação com os utentes e na qualidade dos serviços prestados.

Durante o período 2007-2013 foram apoiados, via fundos estruturais, projetos de modernização administrativa e a capacitação da Administração Pública que resultaram numa melhoria substancial, ainda que insuficiente. Esse propósito foi por isso retomado pelo Portugal 2020.

Consultar artigo completo.