Escolha o seu país
Fechar

Descarbonização: riscos e oportunidades

28 Jun
Webinar
Ayming Portugal – Juntos na conquista dos seus objetivos > Novidades > Eventos > Descarbonização: riscos e oportunidades
Eventos

Descarbonização: Riscos e Oportunidades

A Ayming Portugal e a Eurogroup Consulting Portugal numa iniciativa conjunta promoveram um evento para debater os riscos e as oportunidades associadas à Descarbonização.

O objetivo de impedir que as temperaturas médias globais subam mais de 1,5º a 2º Celsius até ao fim do século foi alinhavado no Acordo de Paris, assinado em 2015. O problema é que, apesar dos compromissos assumidos no Acordo de Paris, muito pouco se tem feito efetivamente para reduzir as emissões de gases de efeito de estufa como o CO2, o que encaminha o Planeta para um aumento médio de 3ºC, o dobro do desejável. Ou seja, o compromisso na União Europeia em reduzir as emissões em 40% até 2030 e ser neutra em carbono em 2050, está longe de suficiente.

As alterações climáticas e as respetivas consequências que delas advêm são, provavelmente, o maior desafio que a Humanidade tem pela frente nas próximas décadas. Uma das formas mais importantes de combater os efeitos das alterações climáticas passa pela Descarbonização do Planeta, ou seja, pela redução de emissões de carbono para a atmosfera, apostar num sistema de energia 100% renovável, acelerando a substituição de toda a energia poluente, começando com o carvão; intensificar os investimentos em eficiência energética, produção industrial e consumo mais limpos.

Nesse sentido, surge a necessidade de os Governos chegarem a soluções para reduzir as emissões de gases como o dióxido de carbono para a atmosfera, não comprometendo a atividade económica e a saúde de setores fundamentais para a Economia global. Uma das ações mais decisivas, neste sentido, foi a assinatura do Acordo de Paris, em 2015, mas são necessárias mais ações a nível global, europeu e até mesmo nacional.

Todas estas alterações e regulamentações, que são consideradas essenciais para o Planeta, trazem imensos desafios para todos, desde Governos às Pessoas, passando pelas Empresas. Estas, enquanto elemento crucial para o desenvolvimento da atividade económica e industrial, têm de estar especialmente preparadas para o futuro próximo, que irá trazer muitas alterações ao nível da forma como a sua atividade está desenhada e planeada, sendo que o processo de Descarbonização irá ser disruptivo, trazendo desafios e oportunidades, para a forma como as empresas pensam as suas estratégias e as põem em prática.

Foi neste contexto que a Ayming Portugal e a Eurogroup Consulting Portugal organizaram, no passado dia 28 de junho de 2022, pelas 10h00, um webinar onde a Descarbonização foi tema central, abordámos os desafios que esta nos coloca, assim como as oportunidades que dela decorrem, demonstradas em casos práticos. Contámos com um painel de convidados com provas dadas no setor, nomeadamente:

  • Luís Rochartre Álvares, CEO da Carbon Code;
  • Nuno Nascimento, Head of Strategy and Energy Transition da Galp Gás Natural;
  • João Pacheco de Castro, Senior Partner da Eurogroup Consulting Portugal;
  • Nuno Tomás, Managing Director da Ayming Portugal

Com uma duração de cerca de 1:15 horas, a sessão teve a seguinte agenda:

  • Abertura e enquadramento do tema central;
  • Riscos e oportunidades da Descarbonização;
  • Descarbonização: estratégia de negócio e proposta de valor;
  • Quadro de Incentivos: uma alavanca para fazer mais e melhor;
  • Q&A, agradecimentos e encerramento.

Descarbonização webinar ayming eurogroup

Mostrar comentários

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.