Escolha o seu país
Fechar

Incentivos Financeiros

Transformar grandes ideias em soluções de mercado que conduzam ao crescimento sustentado dos nossos clientes

Página Inicial > Inovação > Incentivos Financeiros
service-inner

Na Ayming Portugal apoiamos os nossos clientes de forma a que tenham acesso ao financiamento necessário para levarem a cabo os seus projetos de Inovação e I&D, através do recurso aos vários programas que as empresas têm à sua disposição nos mais diversos setores.

Portugal 2020

O Portugal 2020 (ou PT2020) é o quadro comunitário que surge da parceria entre Portugal e a Comissão Europeia, definindo a política de desenvolvimento económico, social e territorial a promover em Portugal até 2020, através de 25 mil milhões de euros, distribuídos por 16 Programas Operacionais Temáticos e Regionais.

 

83%
Taxa de aprovação das candidaturas Ayming
70%
Taxa de investimento médio aprovado
3,99
Nota média das candidaturas aprovadas Ayming

Sistemas de Incentivo (SI)

SI I&DT

Os SI I&DT são sistemas de incentivo que se focam no apoio direto a projetos que as empresas desenvolvem no âmbito da realização de Investigação e Desenvolvimento. Este incentivo, não sendo reembolsável, consiste num apoio entre os 25% e os 75% do total do projeto.

Este SI pretende apoiar tanto projetos individuais como em co-promoção, abrangendo tipologias como Demonstradores, Mobilizadores, Núcleos de I&D e Internacionalização da I&D.

Dentro das despesas elegíveis por um SI I&DT podemos encontrar custos com staff qualificado, custo de aquisição de patentes, despesas com promoção e divulgação do projeto, etc.

SI Inovação Produtiva

Os SI Inovação Produtiva são incentivos do Portugal 2020 que estão destinados a um apoio direto à Inovação, de modo a que esta se traduza num aumento da produção interna. Neste caso, ao contrário dos SI I&DT, há um modelo híbrido com uma componente reembolsável e não-reembolsável, até um máximo de 75% do valor total do investimento.

Algumas das tipologias apoiadas pelos SI Inovação Produtiva são a criação de novos estabelecimentos, aumento da capacidade interna, produção de novos bens e serviços e a adoção de novos processos de fabrico.

Custos relacionados com ativos tangíveis, ativos intangíveis, serviços de engenharia, estudos e diagnósticos, planos de marketing ou projetos de arquitectura são abrangidos por este Sistema de Incentivos, sendo que projetos de PMEs estão sujeitos a um limite de 15 milhões de euros por investimento; projetos de não-PMEs deverão ter um investimento acima dos 15 milhões de euros para serem considerados.

SI Internacionalização (PME)

Os Sistemas de Incentivo à Internacionalização das PMEs concedem um apoio direto à realização de projetos de reforço da capacitação empresarial das Pequenas e Médias Empresas para a sua internacionalização.

Sendo um incentivo não reembolsável até um valor máximo de 45%, este apoia projetos como o desenvolvimento e promoção internacional das marcas, a prospeção de novos mercados, a presença em eventos e o marketing internacional.

Algumas das despesas elegíveis pelo SI Internacionalização são aquisições para aplicação de novos métodos organizacionais, participação em feiras e exposições fora de Portugal e serviços de consultoria especializados que sejam prestados por consultores externos.

SI Qualificação (PME)

Os Sistemas de Incentivo à Qualificação prestam um apoio às Pequenas e Médias Empresas no sentido de as ajudar a realizar projetos de reforço das capacidades de organização e gestão das mesmas.

Tal como sucede nos SI Internacionalização, os SI Qualificação são incentivos não reembolsáveis até um valor máximo de 45% do total do investimento, apoiando projetos como a Inovação organizacional e de gestão, Economia Digital e as TIC, Criação de novas marcas e designs, etc.

Dentro das despesas elegíveis pelo SI Qualificação encontra-se a aquisição de novoss equipamentos e software, registo de patentes, custos com contratação de pessoal técnico, estudos e diagnósticos, etc.

Horizonte 2020

O Horizonte 2020, ou H2020, é o maior programa de investigação e inovação de sempre realizado pela Comissão Europeia, tendo por objetivo estimular a excelência científica e a competitividade industrial na Europa. Para atingir estas metas, o H2020 disponibiliza um orçamento de cerca de 80 milhões de euros.

O H2020 está baseado em três grandes pilares programáticos: Excelência Científica, Liderança Industrial e Desafios Societais.

Neste programa, a nossa abordagem passa por 3 fases essenciais: Análise inicial do ecossistema de I&D a nível Europeu, identificando oportunidades de financiamento; Elaboração duma candidatura, desde a ideia até à assinatura do contrato de financiamento e, por fim, a Gestão e Coordenação do projeto, assegurando a execução do mesmo.

405
Projetos realizados
4400
Número de parcerias
1525M€
FInanciamento total obtido