Fechar

Barómetro Internacional da Inovação 2021

A inovação é a ponte entre o lucro e o planeta

download
Cover image - Barómetro Internacional da Inovação 2021

O segundo Barómetro Anual Internacional da Inovação da Ayming conta-nos uma história de complexidade crescente, tendo como pano de fundo a Pandemia Global.

Para a criação deste Barómetro levámos a cabo um questionário detalhado, feito a 330 profissionais de altos quadros relacionados com I&D, Diretores Financeiros, Diretores Executivos e donos de Empresas de todos os tamanhos, presentes nos seguintes países: Bélgica, Canadá, República Checa, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Polónia, Eslováquia, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e, claro, Portugal.

As conclusões mostram que a Inovação continua a ser crucial para o crescimento das empresas, mas a COVID-19 representa um verdadeiro ponto pivotal – esta tanto pode resultar em reduções orçamentais como também pode representar um catalisador para a Inovação.

Algumas das conclusões-chave do Barómetro:

  • As expectativas para aumentos de orçamento caíram 12% comparadas com 2019, um sintoma da Covid-19
  • A Tecnologia é o motor mais importante da I&D, conforme indicado por 39% dos entrevistados
  • O Outsourcing está em alta, com o uso de recursos externos privados a aumentar de 35% para 48%
  • O financiamento está a diversificar-se; o crowdfunding aumentou 17% e o equity/debt funding aumentou 6%
  • Após a tecnologia, a segunda forma mais importante de aumentar a Inovação sustentada são incentivos fiscais mais focados na atividade, de acordo com 28% dos entrevistados

Participe no primeiro Webinar Global da Ayming, para lhe falarmos mais sobre as nossas conclusões, a decorrer no dia 28 de Outubro.

Versão em Inglês (14h30 – 15h30)

Versão em Francês (13h00 – 14h00)