Escolha o seu país
Fechar
Hero site Setorial

Estudo Setorial 2022: A Investigação e Desenvolvimento em Portugal

Nesta edição do Estudo Setorial voltamos a comparar setores da economia portuguesa a nível da sua aposta em projetos de I&D e o respetivo financiamento via SIFIDE

Estudo Setorial 2022

Após a primeira edição, no ano de 2021, o Estudo Setorial da Ayming Portugal regressa para uma nova publicação. Na edição de 2022 analisamos os mais recentes dados disponibilizados pela ANI – Agência Nacional da Inovação e o IPCTN.

À semelhança do ano transato, nesta edição do Estudo Setorial fazemos uma compilação de informação, de modo a comparar os diversos setores presentes na Economia Portuguesa tendo em conta a sua tendência para alocar investimento a projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e qual o respetivo peso do financiamento dos mesmos através de Crédito Fiscal (SIFIDE).

Este Estudo foca-se em 3 componentes essenciais:

  1. A posição do setor, comparando com os demais, relativamente ao Crédito Fiscal (SIFIDE) obtido no ano de 2020;
  2. O ranking do setor, comparando com os demais, no que diz respeito ao Investimento alocado a projetos de I&D (IPCTN);
  3. A experiência da Ayming Portugal a trabalhar candidaturas de SIFIDE, ao longo dos últimos anos, nos respetivos setores.

Tendo em conta que os dados da ANI referentes ao ano de 2021 ainda não se encontram disponíveis na sua totalidade, o ano de referência para este estudo é 2020. Uu seja, analisamos a informação disponibilizada por estas entidades no ano de 2020, sendo este referente ao ano fiscal compreendido entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2019.

Onde posso consultar estas publicações?

Se a sua empresa faz parte de um dos setores já analisados pelo Estudo Setorial da Ayming Portugal 2022, convidamo-lo a conhecer a versão completa das conclusões a que chegámos sobre o comportamento da sua Indústria no que diz respeito aos parâmetros anteriormente referidos.

Atualmente, a Ayming Portugal já publicou as suas conclusões para os seguintes setores:

Caso pretenda algum esclarecimento adicional sobre a informação que consta do Estudo Setorial 2022, entre em contacto connosco.