Sandra Canu, nova Diretora de Recursos Humanos: “Para uma empresa ter sucesso, é essencial alinhar o capital humano com as necessidades do negócio”
A Ayming Portugal dá as boas-vindas a Sandra Canu, a nova Diretora de Recursos Humanos, que chega com uma visão clara: fortalecer a ligação entre o capital humano e a estratégia de negócio.
No mais recente episódio do Ayming ON, ficamos a conhecer o seu percurso, o que a atraiu para a Ayming, as suas prioridades para o futuro e uma mensagem especial para todos os Aymers.
Quem é Sandra Canu e como começou o seu percurso profissional?
Nascida e criada em França, filha de pais portugueses, a nossa nova Diretora de Recursos Humanos, Sandra Canu confessa que nunca pensou seguir uma carreira em Recursos Humanos. “Sinceramente, pensava que não ia trabalhar em RH, porque o meu desejo naquela altura era ser professora universitária”, conta. O interesse em partilhar conhecimento e inspirar pessoas sempre esteve presente, mas o destino acabou por levá-la por outro caminho.
Foi numa empresa austríaca que descobriu o mundo dos recursos humanos. “Foi assim que tudo começou. Foi assim que me apaixonei por esta atividade”, recorda. Alguns anos depois, decidiu mudar-se com a família para Portugal, onde continuou a sua carreira, trabalhando em diferentes contextos internacionais e setores de atividade. “A consultoria é um desses setores que estou a descobrir agora, desde que comecei na Ayming Portugal, e estou muito entusiasmada com isso”, acrescenta.
Por que razão escolheu a Ayming Portugal?
Para Sandra, a dimensão internacional da Ayming foi um fator decisivo. “Diria, em primeiro lugar, que é uma empresa internacional. Nós temos uma forte presença em 15 países, em todo o mundo.” Além disso, o propósito da empresa, centrado na inovação, consultoria e práticas de gestão, está profundamente alinhado com os seus interesses e valores profissionais.
“Acho que o cerne da nossa atividade principal está realmente ligado à inovação e à consultoria, bem como práticas de RH, e estas são áreas onde me vejo a trabalhar naturalmente.”
Mas o que mais a conquistou foi a cultura organizacional. “A cultura da empresa é realmente forte e vê-se refletida nas subsidiárias, não só em Portugal, mas em todo o lado”, afirma. Os valores da Ayming (paixão, integridade, criatividade e mente aberta) são, segundo Sandra, princípios com os quais se identifica plenamente. “Sinto que posso abraçar estes valores também.”
Quais são os principais objetivos a curto prazo?
Nos primeiros meses à frente do departamento de Recursos Humanos, o foco de Sandra Canu será conhecer em profundidade toda a organização. “Em primeiro lugar, gostaria de conhecer toda a organização em Portugal, que representa cerca de 200 Aymers, distribuídos por três escritórios, no Porto e em Lisboa.”
A nova Diretora quer estar próxima das equipas, compreender o trabalho de cada uma, os desafios diários e as necessidades individuais, para poder desenhar um plano de RH sólido e coerente com a realidade da empresa. “Quero compreender como tratamos os nossos clientes e quais os principais desafios que enfrentam diariamente, para poder construir um departamento de RH forte.”
E a visão a longo prazo para os Recursos Humanos da Ayming Portugal?
Sandra pretende construir um departamento de Recursos Humanos capaz de apoiar o crescimento sustentado da empresa. “Desejo construir um departamento de RH forte, através de políticas que orientem os nossos colaboradores e implementem ações que respondam às suas necessidades.”
Acredita que o sucesso empresarial depende diretamente das pessoas e da sua integração na estratégia global. “Para uma empresa ser bem-sucedida, é sempre necessário alinhar o capital humano com as necessidades do negócio.”
Qual será o foco principal nos próximos anos da nova Diretora de Recursos Humanos?
Um dos grandes pilares da sua visão é o bem-estar organizacional. “Diria que um dos meus focos será o bem-estar dos funcionários. Penso que isso já não é apenas um luxo, mas sim um forte impulsionador de desempenho.”
Para Sandra, promover a felicidade e a flexibilidade dos colaboradores é essencial para impulsionar a produtividade e a criatividade. “Os funcionários que têm mais flexibilidade e que são mais felizes no seu trabalho podem ser mais produtivos e criativos.”
Que mensagem deixa aos Aymers?
Com uma mensagem de proximidade e empatia, Sandra deixa um conselho simples mas poderoso: “Sejam pacientes. Precisamos de algum tempo para construir coisas que tenham um impacto significativo nas nossas vidas.”
Reforça ainda que a equipa de RH está totalmente disponível para apoiar todos os colaboradores sempre que necessário. “Quero que saibam que a minha equipa e eu estamos aqui para vos ajudar. Sempre que precisarem, estamos aqui para tornar a vossa vida na Ayming o mais bem-sucedida possível.”
E termina com um mote que resume bem o espírito Ayming: “Vamos a isso! Mais longe, juntos.”
Conclusão
Com um percurso internacional e uma visão orientada para as pessoas, Sandra Canu traz uma nova energia à Ayming Portugal.
A sua abordagem combina experiência, empatia e propósito, refletindo a missão central da empresa: crescer juntos, com paixão e autenticidade.
Sem comentários