Escolha o seu país
Fechar

Diretor Financeiro

O arquiteto e regulador da criação de valor

review_clean

A gestão financeira duma empresa presta um suporte vital à direção geral no que diz respeito à melhoria do seu desempenho, beneficiando de novas tecnologias, através duma melhor cooperação entre os vários centros de decisão.

Nos dias que correm, os Diretores Financeiros são requisitados em todo o lado, vendo as suas prioridades a alterarem-se continuamente.

Ao longo dos últimos anos, o papel dos Diretores Financeiros tem vindo a sofrer constantes alterações e está cada vez mais abrangente, incluindo a missão de tornar os Diretores Financeiros em verdadeiros líderes na criação de valor. Os Departamentos Financeiros têm tido um papel mais regulador, sendo que devem cooperar com um grande número de partes interessadas internamente, ao mesmo tempo que os fatores externos se tornam cada vez mais preponderantes.

Enquanto que o Departamento Financeiro apoia o processo de financiamento interno, também contribui para resistir a fatores externos, influenciando as expetativas e comportamentos dos acionistas e dos mercados financeiros. Finalmente, os Diretores Financeiros, através da sua posição privilegiada na relação entre a empresa e os seus acionistas, são os verdadeiros reguladores do financiamento.

Diretores Financeiros têm a tendência de se tornarem mais ágeis, mais ativos na preparação da estratégia de crescimento e na força da sua oferta, com o estabelecimento de negócio através da recomendação de ações específicas para os mesmos. Para isso, eles deverão posicionar-se como um parceiro para todos as partes interessadas na empresa.

4 dimensões-chave para garantir o sucesso deste novo posicionamento:

– contribuição para o negócio,

– aceleração da transformação e inovação,

– estruturação de um processo de prospeção,

– proteção da segurança da informação e dos fluxos financeiros.

Este papel de ‘arquiteto’ passa também pela transformação do próprio Diretor Financeiro, nomeadamente:

  • transformação dos seus processos e da empresa
  • uso de novas ferramentas tecnológicas (big data, data, BI, IA etc.)
  • melhoria da gestão do risco financeiro
  • estabelecimento dum novo método de comunocação (para ajudar e desafiar projetos, nomeadamente ao nível da Inovação e I&D)
  • gestão de talento

Ayming, parceira dos Diretores Financeiros para atingirem sucesso e crescimento

A nossa ambição é permitir aos Departamentos Financeiros que melhorem o desempenho dos seus investimentos dedicados ao crescimento, bem como a sua capacidade para se financiarem e concretizarem os seus projetos com sucesso.

Os nossos consultores prestam assistência aos Diretores Financeiros duma forma personalizada, utilizando soluções que se podem agrupar em 5 grandes desafios:

  • financiar o crescimento: ao otimizar a capacidade de obter financiamento interno e externo (gestão e redução de impostos, otimização fiscal do património, candidatura a programas de financiamento público, etc.)
  • acelerar a inovação: ao mobilizar os mecanismos de financiamento adequados para cada projeto, otimizando e ajudando a gestão da Inovação
  • controlar os riscos: ao apresentar cenários de intervenção para cada situação, prestando assistência aos Diretores Financeiros no caso de acontecer uma auditoria
  • planear e dirigir: providenciando uma monitorização para facilitar a tomada de decisão diretiva
  • transformar os processos da empresa: otimizando o processo de compras, cadeia de abastecimento e operações