Escolha o seu país
Fechar

A Descarbonização da Indústria na Região Norte

Ayming Portugal – Juntos na conquista dos seus objetivos > Novidades > Opinião > A Descarbonização da Indústria na Região Norte
Opinião
Julho 13, 2022

Poderá a Descarbonização ser um motor da Indústria na Região Norte?

A Indústria Transformadora conta com cerca de 35 mil empresas em Portugal, das quais cerca de 23 mil (mais de 65%) estão na Região Norte, onde existe uma implementação tradicional de setores como o Têxtil e Vestuários, o Couro e Calçado e o Automóvel. Enquanto setores que muito contribuem para a emissão de CO2 – que em Portugal é o gás com efeito de estufa com maior representatividade – chegamos à conclusão de que a Região Norte representa 64% das emissões de CO2 de todo o país, sendo que, destas emissões, cerca de 46% são provenientes de Pequenas e Médias Empresas.

Conhecendo os efeitos adversos das emissões de gases com efeitos de estufa, a União Europeia (UE) redefiniu, em dezembro de 2020, os seus objetivos relativamente à redução da emissão destes gases, passando para um objetivo de redução de 55% – em comparação com os valores de 1990 – cujo objetivo previamente definido passava por atingir uma redução de 40%. Além desta redefinição de objetivos, em abril de 2021, foi estabelecido um acordo provisório acerca da Lei Europeia em matéria de Clima, que irá proporcionar uma transformação da indústria na UE e estimular o crescimento económico sustentável, criando emprego e contribuindo para a competitividade a longo prazo, promovendo a inovação em tecnologias verdes.

No seguimento desta estratégia europeia, o Governo Português, das verbas disponíveis para o tecido empresarial no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), canalizou uma parte significativa para o investimento e Investigação e Desenvolvimento de tecnologias verdes.

Os apoios à Descarbonização da Indústria em Portugal

Sendo a Descarbonização uma das componentes chave do PRR, o Governo lançou durante este ano um Aviso de Candidaturas específico para a Descarbonização, com uma dotação orçamental de 705 milhões de euros, cujo prazo limite para apresentação de projetos é no dia 29 de julho. Este Aviso destina-se a empresas da indústria transformadora e tem como objetivo apoiar, pelo menos, 300 projetos.

Saiba se pode concorrer a este Aviso

Este apoio visa financiar investimento em processos e tecnologias de baixo carbono na indústria, impulsionar a adoção de medidas de eficiência energética na indústria e promover a incorporação de energias de fonte renovável e armazenamento de energia. Para além disso, também procura fomentar medidas relacionadas com a digitalização no processo produtivo, por forma a conseguir melhorias em termos de eficiência energética e, por consequência, diminuir a emissão de gases com efeito de estufa.

A importância deste processo para a Região Norte

Torna-se claro que, com todos estes ingredientes conjugados, a ideia passa por promover a competitividade verde em Portugal, especialmente na altamente industrializada Região Norte, algo que, no futuro, poderá ser um fator decisivo como motor da economia portuguesa.

O tema da Descarbonização não é exclusivo do PRR, uma vez que, para fazer face aos objetivos ambiciosos estabelecidos até 2050, é importante impulsionar de forma contínua medidas e apoios em matéria climática. E, nesse sentido, o Portugal 2030, cuja versão final do acordo foi entregue por parte do Governo português à Comissão Europeia no passado dia 06 de junho, terá um papel fundamental, contemplando programas específicos relativamente à ação climática e sustentabilidade, assim como a inovação e transição digital.

Não há dúvida de que existe um compromisso por parte da UE em cumprir os seus objetivos em matéria de clima e, nesse sentido o PRR e o PT2030 serão fundamentais para impulsionar medidas que nos levam no caminho da consecução desses mesmos objetivos.

Estes apoios terão um forte impacto na Região Norte, quer pela sua representatividade industrial, quer pelo seu impacto na emissão de CO2. Desta forma estão conjugadas as condições para esta Região acelerar a implementação de medidas em direção à neutralidade carbónica, podendo tornar-se cada vez mais verde e mais competitiva, a nível nacional e internacional.

Webinar sobre a Descarbonização

No seguimento da discussão sobre o processo da Descarbonização da Indústria, a Ayming, em parceria com a Eurogroup Consulting, levou a cabo uma sessão, no passado dia 28 de junho, em que este foi tema central. Contámos com convidados especiais para falar sobre o tema, como foi o caso de Luís Rochartre Álvares, da Carbon Code, e Nuno Nascimento, da Galp Gás Natural Distribuição.

Não conseguiu acompanhar a sessão em direto? Reveja-a aqui.

Região norte: importância da Descarbonizaçãi

Mostrar comentários

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.